O último trimestre é o momento ideal para reflexões sobre as práticas adotadas no ano. Neste sentido, a melhor prática nos diz que o planejamento tributário deve ser encarado antes do encerramento, mais precisamente nos meses de outubro e novembro.
Veja algumas etapas que o empreendedor deve ter em mente para maior assertividade no planejamento
Toda a qualidade do planejamento vai partir da sua capacidade de projetar as receitas e despesas no exercício seguinte, saiba quanto pretende faturar, conheça a sazonalidade do segmento, o que irá investir e quais serão os seus insumos. Existem técnicas que vão lhe auxiliar a conduzir projeções confiáveis, sempre utilizando os registros do exercício corrente.
Levante as variáveis que podem impactar de maneira significativa nas suas operações, mas evite o excesso. Tome conhecimento das alterações na legislação e preveja as atitudes cabíveis.
Tenha o suporte de especialistas que possam amarrar todas as informações em várias perspectivas, evitando que consequências indiretas do planejamento passem despercebidas, como, por exemplo, a distribuição de lucros, participação no capital de outras sociedades e estrutura societária.
O planejamento tributário envolve muito mais do que apenas a opção pelo melhor regime tributário, podendo recomendar a forma de captação de crédito, aquisição ou arrendamento de bens, utilização de créditos tributários, forma de contratação de mão de obra e até mesmo o espaço geográfico de atuação.
Tudo isso deve ser muito bem embasado, suportando o gestor a tomar decisões que não sofram futuras autuações pelas entidades fiscalizadoras. Teses arrojadas devem ser evitadas, pois, costumam conduzir as empresas a “aventuras fiscais”, onde finais felizes são raras exceções para o desfecho. Sempre existem opções que podemos respaldar nos precedentes positivos, o que anula ou minimiza os riscos.
Por fim, tomadas as decisões, informe a todos envolvidos que medidas serão adotadas para que o planejamento seja seguido. O acompanhamento contábil de todo o processo é fundamental, e os êxitos percebidos pelo planejamento podem ser expressivos. Talvez este seja o empurrão que a sua empresa precisa para decolar.