Ter um fluxo de caixa eficiente deixa as ações financeiras de uma empresa muito mais fáceis e seguras.

Segundo uma pesquisa feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), “seis em cada 10 empresas fecham em 5 anos de atividade”, devido à falta de planejamento de caixa dentro dos vários pontos que uma empresa deve tratar.

Assim sendo, é essencial que toda empresa adote o controle financeiro por meio de um fluxo de caixa, visto que sem um monitoramento correto dos recursos financeiros, é impossível obter lucros e prosperar nos negócios. 

Mas, afinal, o que é um controle de caixa e como adotá-lo?

 

O que é o Controle de caixa?

 O Fluxo de caixa é uma ferramenta básica de controle de recursos financeiros de uma empresa. Seu objetivo é mostrar os valores de recebimentos, pagamentos e saldos de recursos financeiros de uma empresa em um determinado intervalo de tempo.

Ele tem como base o controle de entradas e saídas de dinheiro do caixa, ou seja, registra toda movimentação e mostra no final das operações todas as informações necessárias para a tomada de decisão. 

 

Como fazer um controle de caixa simples e eficiente?

 Um controle de caixa deve ser simples e seu preenchimento deve ser projetado para ser feito corretamente, visto que, somente assim é possível calcular antecipadamente o que se pode esperar da empresa para os próximos dias, meses ou anos. 

É inviável imaginar uma empresa prosperando sem manter um controle dos seus recursos financeiros. Assim sendo, para fazer um controle de caixa de forma simples, é fundamental seguir 3 passos importantes.

Assista ao vídeo do CEO da Lucralize, Luiz Santos, e saiba como fazer o controle de caixa em 3 passos, seguindo um guia prático e definitivo: