Quando se pensa em uma startup, logo vem à mente o conceito de uma empresa iniciante, de ideias inovadoras e com um modelo de negócio repetível e escalável. 

Apesar de exercerem atividades que diferem das empresas tradicionais, as startups são empresas jurídicas e necessitam de atenção e planejamento no que diz respeito à sua contabilidade. 

Sendo assim, para compreender as necessidades e acompanhar a escalabilidade e progresso desse perfil de negócio, é importante entender como funciona a contabilidade para as startups e a importância de contratar um serviço especializado no assunto. 

Como funciona a contabilidade para startups?

Toda empresa, independente do modelo ou tamanho de seu negócio, precisa realizar os serviços de contabilidade. Com as startups as atividades contábeis também são obrigatórias e exigidas por lei.

No entanto, para acompanhar o ritmo de crescimento acelerado, ágil e inovador das startups, os serviços de contabilidade devem ser efetivos, dinâmicos e menos burocráticos. As demonstrações devem ser claras, e acompanhadas de indicadores que vão sustentar os diretores em negociações com investidores. O CAC (custo de aquisição de clientes), LTV (Lifetime value), Margem EBITDA, a alíquota efetiva de impostos e vários outros indicadores devem estar na ponta da língua.

Sendo assim, é essencial que a assessoria contábil esteja alinhada com estas diretrizes e ofereça estratégias vantajosas para o sucesso do negócio. 

Conheça algumas vantagens de uma consultoria contábil especializada para  startups.

 

Vantagens de uma contabilidade especializada

Facilidade na abertura da empresa

O processo de abertura de uma startup se torna ainda mais fácil e ágil com o apoio de uma contabilidade especializada, isso porque com a ajuda de um profissional é possível conferir, preencher e enviar corretamente os dados e as documentações necessárias, sem perder tempo com erros e burocracias.

 

Redução de impostos

É essencial contar com um suporte contábil  para realizar um planejamento tributário eficiente. Com a ajuda de um profissional especializado é possível gerenciar o pagamento de impostos das empresas a fim de reduzir a carga tributária. 

Existem benefícios fiscais destinados ao setor de inovação que podem reduzir em até 34% a carga tributária das startups e empresas de tecnologia, e é fundamental para a competitividade estar nas regras que viabilizam a economia.

 

Tomada de decisão

A gestão da startup deve ser feita baseada em dados e métricas. Com os relatórios e dados específicos gerados pela contabilidade, é possível ter uma visão completa do negócio e tomar decisões inteligentes e assertivas para que o negócio cresça e se desenvolva.

 

Escalabilidade

Com a ajuda de um contador experiente, é possível controlar os custos e criar um modelo de negócio escalável, que multiplique a base de clientes e o faturamento, sem comprometer o orçamento. 

 

Assessoria em todas as fases

Uma contabilidade qualificada e consultiva oferece suporte em todas as fases do empreendimento, assim como ferramentas tecnológicas capazes de gerir, digitalizar e otimizar todos os serviços.

Portanto, contar com um serviço de contabilidade especializado deve ser prioridade para as startups em todas as etapas de desenvolvimento e deve ser executado com eficiência.

Deste modo, busque por uma contabilidade que seja inovadora, parceira, que utilize tecnologia e as melhores práticas contábeis para potencializar as suas soluções e acelerar o sucesso financeiro da sua startup.

Dê o primeiro passo para o desenvolvimento de seu negócio! Fale conosco e agende uma consultoria gratuita!